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Artigo: Imersão tecnológica na Estônia

Escrito por:Marketing 04/07/2022 5 min

Artigo: Diego Ferreira, diretor comercial da Digix

No início do mês de maio, entre os dias 09 e 13, realizei uma imersão tecnológica em Tallinn, capital da Estônia.

Como foram dias de muitos aprendizados e insights, decidi escrever esse artigo para compartilhar as melhores práticas do país em relação a serviços públicos digitais com você . Continue a leitura: 

Na segunda-feira, dia 09, visitei o e-Estônia Briefing Center e lá nos explicaram como foi o processo de digitalização da Estônia e suas dificuldades.  

Também foi abordado como transformaram 99% dos serviços públicos em digitais – atualmente, apenas o casamento e divórcio precisam ser realizados de forma presencial.   

Um ótimo exemplo desses serviços digitais e sua integração acontece no nascimento de um bebê. Olha que bacana:   

Com tantos serviços digitais, foi preciso desenvolver uma via digital para que todas as informações pudessem transitar e essa iniciativa me chamou bastante atenção. 

Essa via digital é conhecida como X-Road e trata-se de um ecossistema de interoperabilidade onde estão as bases de dados criptografadas de ponta a ponta, permitindo que elas trafeguem dentro da internet sem que os dados sejam expostos na internet. 

e-Governance Conference 

De terça-feira adiante, participei do maior evento de governo digital do mundo: o e-Governance Conference.  

Anualmente, Tallinn sedia o evento por ser referência em governo digital e, nesta edição, reuniu governantes e pessoas envolvidas com a transformação digital de 75 países.  

Um dos pontos mais destacados no evento e em toda a minha imersão foi sobre colocar o cidadão no centro de qualquer estratégia de governo digital – isso foi enfatizado por diversas pessoas. 

Na experiencia da Estônia, um serviço público realizado de forma presencial levava 24h para ser concluído e hoje leva no máximo 30 minutos para ser entregue on-line.  

Para eles, essa redução significativa do tempo de serviço prestado não é referente apenas a economia de dinheiro, mas a liberdade para o cidadão fazer outra coisa nas 23h30 que sobram.  

Outro tópico bastante frisado foi sobre o quanto precisamos investir em cibersegurança, pois ataques hackers estão mais ativos do que nunca, só não sabemos quando e onde ocorrerão. 

No país, vários serviços públicos estão utilizando a tecnologia de blockchain para espalhar as informações em vários nós pelo mundo e garantir que a informação não seja adulterada. 

Desafios da imersão tecnológica na Estônia

Hoje, o grande desafio do governo digital não está em oferecer mais serviços em meio eletrônico, mas sim em reduzir os serviços que a população demanda e que são óbvios. 

Por isso, estão desenvolvendo uma inteligência artificial apelidada de “Bürokratt” para antecipar algumas demandas da sociedade e oferecer o serviço de forma proativa, antes de ser solicitado.  

Um exemplo dessas demandas é a credencial de idosos, que é enviada diretamente ao cidadão quando ele completa a idade estabelecida por lei, ou seja, ele não precisa ir até o órgão para realizar a solicitação. 

Insights para a gestão pública brasileira 

> Acredito que, primeiramente, precisamos trabalhar dois pontos: educação e infraestrutura para acompanharmos as inovações e alcançarmos essa quantidade de serviços públicos on-line; 

> Investimento em serviços proativos e na inteligência artificial, mas para conquistar bons resultados com este segundo é importante que a base de dados de vários órgãos esteja integrada; 

> Também é importante ter uma atenção maior em cibersegurança. Uma boa dica é aumentar o investimento nestas ações de proteção para não ser atacado e perder todas as informações existentes, até porque para recuperar o tinha antes vai demandar um investimento muito maior.  

> Nas parcerias públicos-privadas, que tal acrescentar mais um P? Em uma palestra da Smart Africa eles comentaram que realizam parcerias públicos-privadas e adicionaram o ‘’P’’ de pessoas, pois centralizam o poder no cidadão e solicitam ideias para a população do que realmente pode ser melhorado.  

E aí, gostou do artigo? Você pode saber muito mais sobre essa imersão na Estônia! Basta conferir a última edição do Conexão GovTec: https://youtu.be/3auCIjTH4Kw. 

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