Cinco serviços digitais que já foram analógicos
Você já parou para pensar como a Internet facilita o nosso dia a dia? É só olhar para nossa vida. Com o celular a gente consegue resolver um monte de problemas sem sair do lugar.
O uso cada vez maior dos smartphones é um grande aliado nisso e cada vez mais pessoas estão conectadas. Segundo pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários e a tendência é que esse número aumente ano após ano.
Hoje é possível visitar museus ao redor do mundo por meio da Internet, assistir filmes, ouvir discografias inteiras, buscar leituras, tudo no ambiente on-line, em um banco quase infinito de opções. Até mesmo trâmites burocráticos, como validar documentações e organizar a vida financeira podem ser resolvidos de maneira digital. O mundo demanda pressa nas soluções e elas estão cada vez mais presentes em nosso dia! Ufa! Ainda bem, né?
Ainda não conseguiu pensar em como sua vida melhorou com as soluções digitais? Fica tranquilo, que a gente te ajuda a lembrar! Separamos uma lista de cinco serviços que sempre foram analógicos, mas que hoje podem ser realizados por meio da Internet, de forma rápida, remota e sem burocracias:
> Carteira de habilitação
Hoje os motoristas podem portar tanto a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), quanto o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em suas versões digitais. Você não precisa mais ter esses documentos físicos, pois os digitais têm o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. O download está disponível para todos os celulares. Outro ponto positivo é que o condutor não precisa nem comparecer ao órgão de trânsito para cadastrar a versão digital do documento, pois ele é realizado no próprio aplicativo.
> Conta em banco
Ir até uma agência bancária é coisa do passado pra muita gente. Hoje basta ter um smartphone ou um computador e você pode resolver sua vida financeira. Segundo o Ranking de Onboarding Digital 2021 hoje existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, tanto em bancos tradicionais como em bancos unicamente digitais. As vantagens de ter uma conta digital são grandes: além do usuário ter o controle de sua conta por meio de aplicativos e programas, não há a preocupação com horário de funcionamento de agências ou necessidade de falar com atendentes para realizar operações como empréstimos ou investimentos. Outro ponto alto é a facilidade para efetuar pagamentos por meio de códigos de barras, QR Codes e Pix. Poder ter acesso rápido a extratos e saldos também ajuda os usuários a se organizarem melhor com as finanças.
> Sonho da casa própria
Antes, quem queria se inscrever nos programas do Governo para se candidatar à habitação popular, precisava se deslocar até um posto de atendimento para realizar ou atualizar uma inscrição. Mas, atualmente, existem programas como o Habix, que possibilitam que essa tarefa seja realizada on-line. O software reúne em apenas uma plataforma todas as atividades de gestão de programas habitacionais que possibilitam a realização do sonho da casa própria para a população. Ele auxilia na análise e classificação das famílias cadastradas, atua na seleção conforme necessidade de cada gestão e até automatiza o sorteio dos nomes contemplados, que pode ser realizado em poucos minutos de forma eletrônica.
> Abrir uma empresa
Quem quer tornar-se um microempreendedor individual não precisa ir até um órgão público para fazer isso. O processo de registro é inteiramente on-line e gratuito. Para se formalizar, é preciso ter alguns documentos em mãos e acessar o Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Atenção: não é necessário desembolsar qualquer quantia em dinheiro para isso! Outro ponto interessante é que sua contribuição mensal também pode ser acessada e paga pela Internet, de maneira simples e fácil!
> Consultas médicas
Com a pandemia de covid-19, a busca por opções remotas de trabalho e atendimento aumentaram bastante, dentre elas as consultas médicas. Algumas especialidades permitem que pacientes possam ser atendidos por meio de webconferências sem precisar deslocar-se até o consultório.
Esses são apenas alguns dos inúmeros pontos que se tornaram possíveis e mais fáceis graças à Internet. Com o desenvolvimento de novas tecnologias como a Internet das Coisas, as Realidade Virtual e Aumentada, o uso cada vez maior dos drones e da robótica, muitas outras práticas devem se tornar fortes tendências.
Além do mais, a tecnologia pode ser grande aliada também na Gestão Pública. Você pode conferir isso no nosso artigo “Inovação na gestão pública: como a tecnologia pode ajudar?”, aqui no nosso blog.