Blog

Como inserir a metodologia ágil na gestão pública

Escrito por:Diego Ferreira 06/08/2024 3 min

Sim, é possível inserir metodologia ágil na gestão pública e hoje vamos apresentar dicas de como implementar no setor onde você trabalha e os benefícios que você pode conquistar. 

Antes de tudo, vamos entender o conceito? Pois bem, as metodologias ágeis são abordagens para gestão e desenvolvimento de projetos que enfatizam flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor ao cliente.  

A metodologia ágil sempre foi muito utilizada no desenvolvimento de software, mas agora são aplicadas em diversas áreas e setores, incluindo a gestão pública. 

Conheça agora alguns exemplos do que e onde implementar: 

  1. Sprints

Esse é o nome dado para um período de tempo em que realizaremos determinadas atividades. Essa prática não só mantém o progresso visível, mas também nos permite corrigir o curso rapidamente com base no feedback dos usuários. 

Na gestão pública, há possibilidade de definir sprints para um projeto. Desta forma, será possível realizar entregas incrementais que permitem ajustes baseados no feedback dos cidadãos ou demais setores envolvidos. 

  1. Kanban

Utilizando o Kanban, os servidores podem visualizar o fluxo de trabalho, identificar gargalos e melhorar a eficiência. Além disso, revisões regulares permitem ajustes rápidos e mitigação de riscos. 

O melhor é que essa visualização pode ser aderida por qualquer setor da gestão pública, basta utilizar posts-its ou ferramentas disponíveis na internet. 

  1. Lean

Na administração pública, a melhoria contínua dos processos internos é muito importante, por isso, a abordagem Lean, com foco na eliminação de desperdícios e na entrega de valor, pode ser aplicada para revisar e otimizar processos burocráticos, tornando-os mais eficientes e menos custosos. 

Como inserir a metodologia na gestão pública? 

Na teoria parece muito simples, mas sabemos que mudanças podem gerar resistências. E é por isso que vamos listar dicas de como inserir as metodologias no dia a dia. 

Treinamento e capacitação 

Ofereça treinamentos em metodologias ágeis para servidores e gestores públicos, isso inclui cursos sobre Scrum, Kanban e Lean. 

Pilotos e testes 

Inicie com projetos piloto para testar e ajustar a implementação das metodologias ágeis. Escolha projetos de menor escala para facilitar a adaptação. 

Ferramentas  

Invista em ferramentas que facilitem a gestão ágil de projetos, como softwares de gerenciamento de tarefas e colaboração online. 

Cultura organizacional 

Promova uma cultura de transparência, colaboração e melhoria contínua. Isso pode exigir mudanças na estrutura organizacional e nos processos de tomada de decisão. 

É fato que a implementação de metodologias ágeis na gestão pública pode trazer inúmeros benefícios, incluindo maior transparência, eficiência e satisfação dos cidadãos.  

Afinal, as entregas contínuas de valor permitirão que os cidadãos vejam benefícios mais rapidamente, aumentando a satisfação e a confiança na administração pública. 

Assim como a área da tecnologia viu uma transformação positiva em seus projetos, a administração pública pode experimentar melhorias significativas ao adotar essas práticas inovadoras.  

Está esperando o que para modernizar e tornar a gestão pública mais ágil e eficiente? 

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp