Blog

Formas de reduzir a burocracia no setor público

Escrito por:Digix 27/07/2021 2 min

O setor público vem mudando e se atualizando durantes os anos, por isso, ele não combina mais com burocracia e morosidade nas prestações de serviços e andamento de processos. Buscando formas de reduzir essa burocracia, a tecnologia se torna uma grande aliada e facilitadora para o governo.

A transformação digital já é uma realidade na nossa sociedade, mudando a forma como as pessoas se comunicam, se informam e interagem com o setor público e privado. A mudança que já vinha acontecendo de forma lenta e gradual, teve uma aceleração em 2020, e continuou no mesmo ritmo em 2021.

Como reduzir a burocracia com tecnologia

Os softwares que auxiliam o governo na tramitação de documentos de forma online, como o Papel Zero, permitem uma diminuição na morosidade do andamento de processos, menos extravios e a possibilidade de acesso aos processos de qualquer lugar e a qualquer horário.

Além disso, soluções tecnológicas voltadas para a necessidade de cada órgão, podem transformar dias de trabalho em apenas alguns cliques. Soluções como o Habix e o Cheff Escolar são exemplos de como a tecnologia na gestão pública pode torná-la ainda mais eficiente e ágil.

Vantagens de um governo mais tecnológico

De acordo com dados do PNAD/IBGE, o uso de tecnologia no governo pode economizar até 97% dos custos de atendimento em serviços da gestão pública, e inserir 63,3 milhões de brasileiros conectados massivamente por aparelhos de smartphone na economia digital, o que pode aumentar o PIB anual em 5,7%.

As vantagens da tecnologia no governo também estão presentes na produtividade dos funcionários públicos, que ao diminuir o tempo gasto em tramitações físicas, tem uma melhora no serviço e mais agilidade nos atendimentos da população.

Um governo com menos burocracia é mais benéfico para a população, mais eficiente e mais digital.

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp