Inovação na gestão pública: como a tecnologia pode ajudar?
Com a transformação digital, é praticamente impossível encontrar qualquer atividade que não envolva tecnologia, seja em empresas privadas ou no governo. Para garantir um bom desempenho e otimizar a gestão, é preciso estar preparado para apostar na inovação na gestão pública e contar com ferramentas tecnológicas para isso.
Se você quer fazer isso, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste post, você vai descobrir as razões pelas quais é tão importante inovar no setor público, quais são as principais tecnologias disponíveis para o setor, como elas contribuem para a gestão e como você pode implementar no local onde atua. Vamos lá?
Por que inovar no setor público?
A tecnologia trouxe consigo uma série de avanços importantes em todos os segmentos. No setor público, suas ferramentas são essenciais, não só para o funcionamento dos serviços governamentais, como para a inovação dos seus processos e da sua estrutura.
As pessoas estão cada vez mais conectadas, informadas e munidas de ferramentas que “resolvem” os seus problemas na palma da mão — mais precisamente, nos seus smartphones. Na esfera privada, é possível pagar contas, efetuar pedidos, ser atendido e muito mais, tudo pelo celular, de forma quase automatizada e muito intuitiva.
Isso influencia as expectativas que a população tem sobre o seu relacionamento com o governo. Em outras palavras, os indivíduos esperam conseguir informações transparentes sobre a gestão de seus municípios, estados e do país.
Mas não para por aí. Se muitas resoluções tecnológicas funcionam para o setor privado, por que não utilizá-las para inovar no setor público? Logo, é inegável a importância da inovação e da tecnologia trabalhando juntas para promover melhorias na gestão pública e criar alternativas, como:
- integração de secretarias e departamentos;
- melhoria na comunicação e na tramitação de documentos entre os órgãos;
- armazenamento ágil e seguro dos dados do estado;
- aperfeiçoamento e otimização dos processos;
- geração de informações transparentes e atualizadas sobre a gestão.
Mas você sabe, afinal, como isso é viabilizado?
Quais são as principais tecnologias para o setor?
Não faltam dados para comprovar a morosidade dos processos públicos — muito disso, devido ao excesso de burocracia e à ineficiência dos fluxos operacionais internos. Para superar esse tipo de situação, muitas alternativas estão sendo construídas para proporcionar a digitalização e a automação dos sistemas de gestão pública.
O objetivo é tornar o estado mais ágil e eficaz. Entre as soluções desenvolvidas para tanto, estão os robôs de atendimento automatizados, as plataformas virtuais de agendamentos, os multicanais de comunicação instantânea e assim por diante.
Esses são apenas alguns dos mecanismos tecnológicos que servem para melhorar o relacionamento com os cidadãos e também ajudam a compreender melhor as suas necessidades. Muitas outras opções vêm sendo, aos poucos, disponibilizadas e entregues para o setor público, tais como:
- recursos de computação em nuvem;
- análises de big data;
- uso de inteligência artificial;
- adoção da economia colaborativa;
- sistemas integrados de gestão;
- gerenciamento eletrônico de documentos públicos.
Apesar de o processo de implementação dessas tecnologias ser lento no setor público, ele vem avançando nos últimos anos e a tendência é de que continue assim. Existe uma grande demanda e, por consequência, uma excelente oportunidade de desenvolver cada vez mais essas alternativas, para que elas se adaptem para o cenário público e contribuam com a gestão do governo.
Uma boa medida para acelerar esse processo, especialmente para fomentar os investimentos em tecnologia, são as parcerias com empresas privadas por meio de terceirização.
Como elas ajudam a gestão pública?
Com uma estratégia eficiente, a tecnologia ajuda a alavancar a qualidade dos serviços públicos. Isso significa que ela proporciona soluções personalizadas para atender a demandas específicas, correspondendo às expectativas e necessidades da população.
Alguns exemplos do que pode ser gerado no setor público são:
- automação de processos, agilizando e facilitando tarefas;
- uso eficiente de dados, informações e soluções digitais;
- decisões orientadas por dados;
- acesso rápido e fácil às informações do serviço público;
- melhor controle dos processos internos;
- monitoramento do andamento de cada procedimento;
- otimização do uso de recursos;
- aperfeiçoamento dos serviços e melhor aproveitamento do orçamento público;
- ganho de produtividade e economia no setor;
- maior espaço e recursos para investir em outros projetos.
No entanto, para isso, é preciso escolher entre montar uma equipe interna especializada ou recorrer a uma terceirizada, com mão de obra, estrutura e expertise na área. Essas empresas, geralmente, estão mais bem preparadas para desenvolver soluções de ponta, que podem ajudar a melhorar a segurança, a educação e a própria gestão pública.
Com conhecimento técnico e os recursos certos, é possível mapear as principais vulnerabilidades da gestão e atender a elas com soluções eficientes. Isso pode representar o melhor bem-estar da população, além da sua satisfação.
De que forma implementar novas tecnologias?
É interessante destacar que a implementação de novas tecnologias e inovação no setor público é um processo de construção, que deve seguir algumas etapas para garantir o seu bom funcionamento. Um primeiro passo relevante é se certificar de que você pode contar com a participação dos servidores nessa mudança.
Para isso, é necessário manter uma comunicação aberta, especialmente, para conscientizar sua equipe sobre novidades. É preciso incluir o servidor público desde o início da implementação.
Se o cidadão é uma peça-chave para identificar os principais gargalos da administração pública, os profissionais que trabalham para o governo também são. Essas pessoas sabem, melhor do que ninguém, o que pode ser otimizado e o que rouba mais tempo no seu dia a dia. Além disso, elas estão em contato direto com a população.
A ideia é aproximar a gestão pública de quem realmente utiliza as suas soluções, entendendo o que é prioridade e o que não é. Contando com a colaboração de todos, as chances de que a adoção de novas tecnologias seja mais eficiente aumentam significativamente. Isso também ajudará a diminuir a resistência às mudanças.
A eficiência da gestão pública é uma combinação entre resultados positivos, com o mínimo de esforços e custos reduzidos. De certa forma, é possível conseguir tirar o máximo de proveito possível dos recursos disponíveis. Por isso, a tecnologia e a inovação no setor público têm um papel tão importante, criando soluções de valor para toda a população.
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