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Tecnologia transforma serviços públicos para beneficiar cidadãos

Escrito por:Digix 20/02/2024 2 min

50% dos brasileiros preferem serviços públicos por canais digitais 

Os últimos anos foram marcados pelos avanços tecnológicos que ocorreram em várias áreas da sociedade, principalmente no período da pandemia de Covid-19.  

Essas evoluções também aconteceram na gestão pública, que precisou adaptar a forma como realizava muitas atividades. O atendimento ao público foi uma delas e podemos considerar que as inovações agradaram a maioria dos brasileiros. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 50% dos brasileiros preferem ser atendidos por algum canal digital (26% via páginas de internet e 24% por celular). 

Dos 13.250 entrevistados, 86% afirmaram estar adaptados desde antes da pandemia ou ter enfrentado pouca ou nenhuma dificuldade para se adaptar ao mundo digital nos seis meses antes da pesquisa. 

Em resposta a essa crescente demanda por atendimentos digitais, o software e-Procon conta com uma funcionalidade de reclamação on-line para modernizar e deixar mais acessível a forma como os consumidores podem relatar as suas relações de consumo. 

Além disso, os consumidores conseguem ter acesso fácil e transparente ao status das reclamações, bem como, redução do tempo de resposta sobre a sua solicitação. 

“A funcionalidade de reclamação on-line faz parte de uma visão mais ampla de transformação digital e melhoria contínua, visando o impacto positivo nas atividades dos servidores públicos e nas experiências dos cidadãos”, destacou Diego Ferreira, diretor comercial da Digix.  

Para Antonio José Angelo Motti, secretário-executivo do Procon-MS, órgão que utiliza o e-Procon, a funcionalidade reclamação on-line permite mais agilidade para os consumidores e fornecedores.  

“Buscamos aperfeiçoar nossos atendimentos pautados pela eficiência, transparência e acessibilidade aos serviços de mediação das relações de consumo”, disse. 

A reclamação on-line é um exemplo de como a transformação digital em órgãos governamentais pode otimizar processos, aprimorar a eficiência operacional e atender a forma de interação que os cidadãos desejam.  

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