Blog

Futuro das cidades com as inovações tecnológicas

Escrito por:Diego 18/06/2024 3 min

Você já refletiu sobre o futuro das cidades com as inovações tecnológicas? No cenário atual, onde a tecnologia avança a passos largos, as cidades estão se transformando em ecossistemas inteligentes e conectados.  

Em viagens recentes para a Europa e Estados Unidos percebi que essa revolução tecnológica está mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o ambiente urbano. E é sobre isso que vou abordar neste artigo! 

A integração de soluções tecnológicas inovadoras em diversas áreas da vida urbana, desde a mobilidade até a segurança pública, já é uma realidade em grandes países e uma tendência para o Brasil. 

Listei 4 inovações que estiveram presentes nos meus dias de viagem: 

Segurança biométrica  

A biometria é muito importante na proteção dos dados e para o dia a dia dos cidadãos. Percebi que o reconhecimento facial, digital ou com a palma da mão está presente nos controles de senha, autenticação de transações financeiras, entrada em um transporte público, para dirigir o carro e até mesmo votar online com segurança.  

Impressão 3D 

Nos Estados Unidos, a impressão 3D tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas para fabricar e imprimir peças de formas customizadas, com menos desperdício de material e a um custo reduzido.  

Exemplos são as peças de aviões, drones, armamento e até mesmo casas impressas em 3D, proporcionando moradia acessível e sustentável para todos. 

Veículos autônomos 

Com algoritmos avançados, os carros sem motorista prometem reduzir acidentes, congestionamentos e melhorar a eficiência dos transportes públicos. 

Nos EUA, cidades já estão realizando a integração dessa tecnologia e estão testando carros que dirigem sozinhos em ambientes urbanos.  

Infraestrutura digital  

Por fim, mas não menos importante temos a infraestrutura digital. Ela é o alicerce que sustenta todas essas inovações. Na Estônia, existe um robusto sistema de conectividade que permite que serviços públicos e privados sejam acessados de maneira rápida e eficiente.  

Além do ecossistema de interoperabilidade, onde estão as bases de dados criptografadas de ponta a ponta, permitindo que as informações trafeguem dentro da internet sem que os dados sejam expostos.  

Mas à medida que avançamos para uma era cada vez mais digital, é essencial que governos estejam preparados para abraçar as mudanças que estão por vir.  

Para se preparar, é fundamental que a gestão pública comece a transformação digital com os serviços públicos já existentes, como gestão eletrônica de processos, gestão de programas habitacionais, entre outros. 

Com uma abordagem centrada nas necessidades da gestão pública, a Digix oferece soluções personalizadas que permitem a otimização das atividades administrativas e uma tomada de decisão mais ágil e informada. 

Além disso, também estamos comprometidos em trazer essas inovações para o contexto brasileiro, adaptando soluções tecnológicas que atendam às necessidades de nossas cidades.  

Afinal, o futuro urbano será definido pela nossa capacidade de integrar essas inovações de maneira inteligente e sustentável, garantindo que nossas cidades não só cresçam, mas prosperem em um mundo cada vez mais digital. 

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp