Blog

Como administrar recursos do PNAE sem preocupação

Escrito por:Digix 27/02/2023 3 min

Administrar os recursos do PNAE exige muita atenção para não correr riscos de multas e sanções administrativas por perda de prazos e descumprimento de leis. 

É muito comum encontrarmos notícias sobre irregularidades encontradas pelos órgãos fiscalizadores. Os principais motivos são: a não utilização correta dos recursos, instalações inadequadas, número de nutricionistas insuficiente, não realização de licitação, equívocos na prestação de contas, entre outros. 

A boa notícia é que a gestão da alimentação escolar não precisa mais ser motivo de preocupações para as Secretarias de Educação. Agora, os responsáveis pela alimentação escolar podem contar com a tecnologia como uma aliada neste processo. 

O Cheff Escolar, por exemplo, é o único software do Brasil que administra todas as etapas do PNAE de forma rápida e simples. O sistema realiza atividades desde o cálculo per capita, elaboração dos cardápios, contratação de fornecedores via licitação até a prestação de contas. 

Continue lendo e descubra como o Cheff Escolar garante a sua conformidade com a legislação: 

1- Repasse dos recursos  

Os cálculos de repasse financeiros são automatizados a partir do Censo Escolar, com base no valor per capita e quantidade de alunos por escolas. Tudo isso é realizado com apenas alguns cliques. 

2- Administração de cardápios 

O Cheff Escolar exibe em tempo real o percentual contratado de produtos cultivados pela agricultura familiar, permitindo a priorização de compra de produtos da agricultura familiar. 

Além disso, também auxilia no gerenciamento do cardápio através do planejamento conforme as necessidades dos alunos e de sua unidade escolar, garantindo mais eficácia na aquisição dos produtos. 

3- Licitações ágeis 

A tecnologia permite a geração automática de documentos, como: edital e anexos do edital, minuta de contrato, contrato, minuta de termo aditivo, termo aditivo, pareceres jurídicos e de prestação de contas. 

Isso possibilita maior agilidade nos processos licitatórios nas modalidades Carta Convite, Pregão Presencial, Dispensa de Licitação e Chamada Publica. 

4- Prestação de contas  

Com o Cheff Escolar, a prestação de contas é mais simples e enviada ao FNDE em poucos minutos. A tecnologia permite a análise em tempo real das informações inseridas no sistema.   

Em casos de erros, o sistema sinaliza os tópicos no decorrer do processo para que os dados sejam corrigidos antes de serem enviados ao SIGPC. 

5- Acompanhamento em tempo real  

O uso de tecnologia permite que a Secretaria de Educação acompanhe todas as etapas do processo em tempo real e preste suporte às escolas em tempo hábil. 

Com a acompanhamento em tempo real de toda a execução do processo de aquisição e da utilização dos recursos pelas escolas, é possível reduzir os riscos de multas e sanções administrativas por perda de prazos e descumprimento de leis. 

E os benefícios de utilizar a tecnologia na gestão da alimentação escolar não param por aí. Quer saber mais sobre o fim da preocupação com a administração dos recursos do PNAE? Clique aqui e saiba mais. 

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp