Blog

Lições do futebol para gestão pública

Escrito por:Marketing 20/12/2022 2 min

Em 2022, aconteceu mais uma edição do maior evento de futebol do mundo e todos esses dias de competição proporcionaram muitas lições para gestão pública. 

Sim, lições para a gestão pública! Pode não parecer, mas o futebol e a gestão pública têm mais semelhanças do que você imagina. Entenda: 

O futebol é um esporte coletivo, ou seja, depende do trabalho em equipe para conquistar uma vitória e na gestão pública também é assim. Para que o cidadão receba um serviço público de excelência, é necessário o envolvimento e engajamento de servidores de diversos departamentos. 

Conheça as principais lições do futebol para gestão pública: 

1. Treinamento 

Treinamentos frequentes são essenciais para a evolução de todo um time e para conquistar resultados positivos. Esse treinamento vale tanto para times de futebol, como também para times da gestão pública.   

No setor público, capacitações podem ser consideradas como esses treinamentos, pois vão desenvolver novas habilidades e conhecimentos aos servidores. 

2. Escalação 

Assim como no futebol, o time que entra em campo no serviço público deve ser composto por pessoas com conhecimentos e habilidades na área que atuam diariamente. 

Importante lembrar que todos os setores possuem sua importância e se complementam em prol de resultados que impactem positivamente a vida da população. 

3. Liderança 

A liderança, seja no campo ou na área pública, define estratégias e engaja o time para que busque os objetivos em comum e conquiste resultados positivos. 

Ao mesmo tempo é importante que a liderança demonstre confiança em sua equipe e proporcione autonomia para que cada um possa colocar suas melhores habilidades em campo. 

4. Tempo 

No futebol, os jogadores possuem 90 minutos para ir em busca da vitória e cada minuto pode fazer muita diferença, como ficou demonstrado no jogo do Brasil nas quartas de final. 

A lição que fica para a gestão pública é sobre a importância de otimizar o tempo de suas atividades para conquistar as metas estabelecidas e resultados duradouros.  

5. Inovação  

Na competição de 2022, pudemos acompanhar diversos avanços tecnológicos em campo, como: bola com conexão em tempo real com o VAR e tecnologia semiautomatizada de impedimento. 

A boa notícia é que a tecnologia também pode ser inserida na gestão pública para garantir inovações nos serviços, automatizações de atividades dos servidores e mais comodidade aos cidadãos. 

Se deseja saber mais sobre o benefício da tecnologia na gestão pública, clique aqui.  

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp