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Blog

Inteligência Artificial na gestão pública

Escrito por:anagauna@digix.com.br 03/04/2024 3 min

A Inteligência Artificial (IA) na gestão pública já é uma realidade. Provavelmente, você já percebeu que a IA tem sido um tema de destaque em diversas áreas e o setor público não é uma exceção.

Recentemente, eu li o caderno 127 da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e precisava compartilhar com vocês os insights valiosos que têm no documento.

O caderno cita que os usos da IA no setor público podem acontecer desde a manufatura até os serviços, como: administração, comunicação, saúde pública, cidades inteligentes, turismo e meio ambiente.

Na Digix, nós consideramos a IA uma ferramenta poderosa de transformação digital, porque ela será capaz de aumentar a qualidade de entrega de serviços públicos para sociedade.

Digo isso, porque a inteligência artificial pode auxiliar no reconhecimento de padrões de necessidade de grupos na população, ajudar a desenvolver programas baseados em evidências, prever resultados e analisar efetividade dessas políticas.

Um exemplo disso é citado no material da ENAP. Trata-se da “governança responsiva”, em que tecnologias inteligentes utilizariam a disponibilidade massiva de dados coletados dos cidadãos para antecipar suas necessidades, desenhar e ajustar políticas públicas.

Conheça alguns exemplos:

1- Análise preditiva de dados

Ao analisar grandes bases ou análises estatísticas, é possível solucionar diversos problemas da gestão pública, tais como: monitoramento de áreas de segurança, situações de risco de criminalidade ou modelos preditivos dos níveis de água de entes públicos.

2- Chatbots

Desenvolver agentes virtuais, que interagem com usuários por meio de análises de fala ou dados escritos em alguma plataforma.

3- Decisões sugeridas

Na administração pública, as aplicações podem ser variadas, desde usos no setor de saúde para diagnosticar e tratar pacientes a partir de suas respostas até automação de processos operacionais (como transporte público) e comunicacionais (atendimento ao cidadão).

Desafios

É claro, que assim como outras inovações, a implementação da IA na gestão pública não é uma tarefa fácil e existem desafios a serem superados, como questões técnicas, éticas e regulatórias.

A pesquisa ainda conclui que a adoção da IA no setor público é mais lenta do que no setor privado, porque a atenção dada ao uso da IA pela administração pública é recente.

Mas isso não é impedimento. Uma alternativa é o governo trabalhar em colaboração com especialistas em IA do setor privado para considerar a implementação da tecnologia.

Até porque, apesar dos desafios, a IA tem um enorme potencial para ajudar os governos a responderem mais rapidamente às necessidades dos cidadãos e a tomarem decisões mais informadas.

Um dos nossos compromissos na Digix é sempre ajudar os governos a aproveitarem o máximo da tecnologia. Nós inserimos IA em nossos softwares para facilitar o trabalho dos servidores.

E isso é uma coisa importante que precisamos lembrar! A inteligência artificial é uma oportunidade para melhorar a vida dos servidores e não para tomar as suas funções.

Portanto, devemos abraçar a IA e explorar seu potencial. Mais do que uma inovação tecnológica, é uma oportunidade para transformar a maneira como a gestão pública brasileira governa.

Afinal, a transformação digital é mais do que apenas digitalizar processos existentes. Trata-se de repensar e reestruturar esses processos em torno das necessidades dos cidadãos para melhorar a eficiência, a transparência e a responsabilidade.

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