5 benefícios da tecnologia para os Procons
No mundo atual, os órgãos públicos que buscam eficiência e agilidade no atendimento ao cidadão necessitam utilizar tecnologias para obter esses resultados.
Em contato com muitos gestores, percebo que as necessidades dos Procons não são diferentes. A adoção de tecnologia nesses órgãos pode transformar o atendimento ao consumidor e otimizar a gestão das atividades internas, trazendo inúmeros benefícios.
Continue lendo o artigo e confira 5 benefícios de investir em tecnologia para reduzir tempo de atendimentos e aumentar a satisfação dos consumidores e fornecedores.
Afinal, com sistema personalizado, as reclamações passam a ser registradas e gerenciadas de forma on-line e mais organizada. Além disso, os documentos 100% digitais facilitam o acompanhamento dos casos, garantindo maior transparência.
Então, vamos aos 5 benefícios:
1- Comodidade:
Com a possibilidade de reclamações e denúncias on-line, a experiência do usuário é significativamente aprimorada. Além da abertura do atendimento, os consumidores podem acompanhar seus processos de maneira rápida e eficiente.
A agilidade e transparência também será uma realidade dos fornecedores, que poderão receber as notificações e consultar processos de forma totalmente eletrônica.
2- Mais comprovações:
No caso específico do Procon, as reclamações e denúncias precisam de documentos comprobatórios e a tecnologia pode permitir a inserção de diversos tipos de formatos de arquivos, como: jpeg, mp4, doc, pdf, entre outros.
Isso ajuda na redução de arquivos físicos com pilhas e mais pilhas de papéis. Sem falar na redução dos extravios de documentos ou problemas com a temporalidade.
3- Automatização de tarefas manuais:
A automatização de atividades manuais também está no ranking dos maiores benefícios da tecnologia no Procon. Com ferramentas tecnológicas, é possível automatizar tarefas manuais, permitindo que os servidores se concentrem em atividades mais estratégicas.
Clique aqui e conheça um exemplo de inteligência artificial no atendimento.
4- Informações estratégicas:
Com todas as atividades funcionando de forma integrada e on-line, fica muito mais simples para coletar e analisar dados de forma célere, precisa e em tempo real.
As informações sobre a quantidade de reclamações, tipo de reclamações, ranking das empresas reclamadas, tempo de resolução e muitas outras fornecem insights valiosos para melhorias contínuas e são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
5- Economia de recursos:
Outro ponto muito importante que preciso citar é a economia de recursos. O uso de tecnologia para criação de documentos e tramitações de processos reduz a necessidade de papel e outros materiais físicos.
Isso não apenas diminui os custos operacionais, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental.
Uma lista bem interessante, não é mesmo?! E esses são só alguns dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar para o atendimento na gestão pública.
Também preciso destacar que, no âmbito do Procon, esses são benefícios já experimentados por muitos servidores, consumidores, fornecedores e gestores com softwares.
O eProcon, por exemplo, é uma solução tecnológica que realiza a transformação digital completa dos Procons e revoluciona o atendimento ao consumidor.
É a prova concreta de que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na defesa dos direitos do consumidor. Quer saber mais? Deixe um comentário ou acesse https://eprocon.digital/.