3 dicas para realizar seus objetivos do ano novo
Definiu objetivos para 2024? Vou te contar agora como você pode utilizar a tecnologia no seu planejamento e tirar as suas metas do papel!
Se você também é do time que, todo início do ano, faz um balanço do ano que passou e prepara aquela famosa lista de objetivos pessoais e profissionais, esse artigo é para você.
As dicas a seguir serão importantes porque, de acordo com um estudo do Statistic Brain Research, 50% das pessoas que fazem planos para o ano acaba desistindo já no mês de fevereiro por falta de planejamento.
Para ter resultados é preciso planejar, seguir e, se preciso, reavaliar um processo que ajude a atingir seus objetivos. O planejamento permite identificar oportunidades e desafios em cada gestão, assim como entender o público-alvo e suas dores para repensar soluções.
Como a tecnologia ajuda no planejamento?
Em um mundo cada vez mais conectado, incorporar a tecnologia ao planejamento do ano novo pode ser a chave para atingir seus objetivos de maneira mais eficiente e inovadora.
Atualmente, muitas ferramentas on-line oferecem recursos que facilitam a organização, o acompanhamento e a realização de metas, assim como, otimizam o tempo e permitem foco em decisões estratégicas.
3 dicas para utilizar a tecnologia e tirar seus objetivos do papel
1- Defina suas metas de forma clara e mensurável
Analise onde você está, quais são as oportunidades, ameaças, os concorrentes e o que você precisa para otimizar seus atuais processos.
Para estabelecer prazos e acompanhar seu progresso de maneira visual e organizada, utilize aplicativos de gerenciamento de metas, como o Trello ou o Asana, onde é possível definir objetivos claros e mensuráveis.
2- Automatize tarefas repetitivas
A tecnologia também permite a automação de tarefas rotineiras, liberando tempo para você focar em atividades mais estratégicas.
Utilize ferramentas para integrar aplicativos e criar fluxos de trabalho automáticos, aumentando sua produtividade.
3- Análise de dados e monitoramento constante
Explore ferramentas de análise de dados, como o Business Intelligence (BI), para ter uma análise mais aprofundada e para que as tomadas de decisões sejam orientadas por evidências.
Além disso, estabeleça um processo contínuo de monitoramento usando recursos como lembretes e acompanhamento de progresso oferecidos por aplicativos de gerenciamento de metas.
Essa abordagem ajuda a ajustar estratégias conforme necessário, mantendo o planejamento alinhado aos objetivos ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre o assunto?
Esse foi o tema de uma entrevista que concedi para a rádio CBN. Confira na íntegra:
Percebeu como a tecnologia pode ser um acelerador para alcançar seus objetivos? Ao integrá-la ao seu planejamento, você aumenta suas chances de superar os desafios e alcançar os resultados desejados.
Então invista na inovação e transforme seus planos em realidade, aproveitando ao máximo as vantagens que a tecnologia pode oferecer.
Escrito por Diego Ferreira, diretor comercial da Digix e especialista em gestão pública