Blog

Software garante sonho da casa própria

Escrito por:Digix 19/08/2022 4 min

Nos últimos 10 anos, mais de 100 processos de seleção foram realizados 

Em 21 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Habitação, uma data para valorizar esse direito que todo cidadão tem a moradia digna no país. Os programas habitacionais já ajudaram milhões de pessoas Brasil afora a terem um canto para chamar de seu.  

Seja por meio de subsídios governamentais, facilidades no financiamento ou oferta de imóveis populares, essas iniciativas fazem a diferença no acesso à moradia no país. 

Em Mato Grosso do Sul, os cidadãos podem contar com um trâmite prático e transparente na hora de garantir seu direito à moradia. Isso porque órgãos como a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) têm processos automatizados para esse fim.  

Para se ter uma ideia, antes de 2015, quem pretendia se inscrever nos programas do Governo para se candidatar à habitação popular no estado, precisava se deslocar até um posto de atendimento para realizar ou atualizar uma inscrição. 

Nova realidade

Isso mudou com a implantação do Habix, um software desenvolvido pela Digix, que possibilita que essa tarefa seja realizada on-line e reúne em apenas uma plataforma todas as atividades de gestão de programas habitacionais que possibilitam a realização do sonho da casa própria para a população.  

Ele auxilia na análise e classificação das famílias cadastradas, atua na seleção conforme necessidade de cada gestão e até automatiza o sorteio dos nomes contemplados, que pode ser realizado em poucos minutos de forma eletrônica. 

A chefe de Divisão de Demanda Habitacional da Agehab, Josiane da Cunha Ramalho, explica que o uso do Habix auxiliou significativamente os processos, aperfeiçoando os trâmites não só para os cidadãos, como para os servidores. “Um ponto bastante positivo do programa é que ele possibilitou melhorar os fluxos e até controlar etapas como recebimentos de parcelas de maneira eficaz”, explica.  

Outra vantagem apontada pela servidora é a isonomia, ou seja, as normas e procedimentos jurídicos entre os indivíduos precisam ser iguais, garantindo que a lei será aplicada de forma igualitária entre as pessoas. “O Habix faz com que o processo seja transparente. Não há possibilidade de interferências de terceiros, tampouco, que pessoas sejam beneficiadas indevidamente nos processos”, afirma. 

Vantagens aos servidores

O software traz também muitas vantagens aos servidores. A product manager do Habix, Júlia Lamim, aponta que o programa facilita a execução do processo de seleção, uma vez que a plataforma torna possível a unificação de cadastros, o cruzamento de dados dos inscritos e ainda executa os principais tipos de processos seletivos, por pontuação, como as seleções do Lote Urbanizado, e sorteio, como Minha Casa Minha Vida.  

Os números comprovam a eficácia e robustez do Habix. Júlia explica que em 10 anos já foram realizados mais de 100 processos de seleção e mais de 13 mil imóveis foram construídos para população. 

Outro aspecto positivo é a otimização dos recursos humanos. “O volume de dados e informações que precisam ser gerenciados é muito grande nos programas habitacionais. O Habix ajuda a otimizar o trabalho dos servidores, pois suas atividades manuais são simplificadas, obtendo ganhos em produtividade”, pontua. 

Por esses pontos, é possível afirmar que os governos que optam por digitalizar seus trâmites fazem uma escolha segura e eficiente. Além de estar colocando a população como prioridade em sua atuação. No caso específico do Habix, trata-se de uma solução que garante um direito básico de todo cidadão: de ter moradia, de forma justa e organizada. 

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp