Blog

5 livros essenciais para todo gestor público

Escrito por:Digix 29/10/2021 4 min

Livros são fundamentais para fortalecer a nossa imaginação, proporcionar novas descobertas e transmitir sabedorias sobre diversas temáticas. Afirmação válida para literatura, contos, biografias, coleções, autoconhecimento e até mesmo obras para crescimento profissional.

Como acreditamos no aprendizado contínuo e estamos sempre em busca de novas técnicas, conceitos e processos para a evolução das pessoas, listamos 5 livros que todo gestor público deve ler para expandir seus conhecimentos e aplicar as técnicas no seu dia a dia. Confira:

> Gestão e governança pública para resultados: uma visão prática

Autores: Cláudio Sarian Altounian, Daniel Luiz de Souza e Leonard Renne Guimarães Lapa

O livro é recomendado para quem tem interesse no aperfeiçoamento das ações da Administração Pública em benefício da sociedade. Ele apresenta alguns caminhos para auxiliar todos os agentes públicos a agir, definindo, acompanhando e aprimorando a atuação dos órgãos ou entidades em que trabalham, de modo a facilitar o alcance de resultados efetivos.

São abordados essencialmente aspectos práticos vivenciados na área da gestão pública. Além de sugerir alternativas para contornar as habituais resistências encontradas na elaboração e execução de uma estratégia consistente.

> A mentalidade enxuta das empresas – Lean Thinking: elimine o desperdício e crie riqueza

Autores: James P. Womack e Daniel T. Jones

A mentalidade enxuta é uma ferramenta que cria valor e, ao mesmo tempo, elimina o desperdício em qualquer organização. O livro mostra empresas enxutas lideradas pela Toyota que criaram valor realmente sustentável para seus clientes, funcionários e proprietários mesmo com as mudanças nas economias e os problemas nos mercados de ações.

Também apresentam a história do avanço contínuo da mentalidade enxuta hoje, além de compartilhar com o leitor diversas novas ferramentas destinadas à aplicação bem-sucedida da mentalidade enxuta.

> Burocracia em nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos

Autor: Michael Lipsky

O livro é mais um marco importante para a crescente literatura nacional sobre políticas públicas e observa a classe de gestores: os burocratas ou funcionários, que interagem com os usuários na implementação das políticas.

Essa categoria incorpora a grande maioria dos funcionários próprios ou terceirizados da administração pública mundial, ou seja, são todos aqueles que cotidianamente interagem com os usuários dos serviços.

> Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público

Autor: Sandro Trescastro Bergue

O autor aborda, a partir da perspectiva da liderança, aspectos do amplo, fértil e ainda pouco explorado campo da gestão de pessoas no setor público. O livro traz casos de sucesso e de desperdícios, seja de recursos quanto de potencialidades.

> Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial

Autores: Luiz Carlos Bresser Pereira e Peter Spink

A obra apresenta a necessidade de se aprofundar um agir consciente e eficaz na área pública e, para isso, os autores partem de uma hipótese básica: configura-se um marco teórico e uma nova prática para a administração pública – a abordagem “gerencial”, que substitui a perspectiva “burocrática” anterior.

Gostou das indicações e quer encontrar outras obras sobre a administração pública?

Uma boa alternativa é a Biblioteca Graciliano Ramos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ela possui um acervo de cerca de 25 mil obras em formato impresso e mais 2 milhões em formato digital, entre livros, artigos, teses, dissertações, dicionários e outros formatos. Clique aqui e amplie o seu conhecimento.

Leia mais:

Como será o futuro do trabalho de um servidor público?

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp