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Aprendizados da gestão pública em um ano com reflexos da pandemia

Escrito por:Marketing 22/12/2021 6 min

2021 foi um ano em que o mundo ainda sentiu os reflexos da pandemia de coronavírus. Mesmo com a vacinação sendo realizada, muitas rotinas que foram afetadas no ano anterior, principalmente nos governos, precisaram buscar aprendizados e continuar investindo em inovação ao longo deste ano.

Isso porque a pandemia ressaltou as tendências que chegaram para ficar e acelerou a operação digital em todos os níveis e segmentos da administração pública, além de evidenciar a necessidade do movimento de transformação digital e provocar mudanças comportamentais nos cidadãos.

Essa migração para o digital é considerada por muitos especialistas como um caminho sem volta, tendo em vista os múltiplos benefícios deste processo: gestão pública entregando um serviço mais eficiente e acessível; o cidadão conseguindo comodidade de acesso ao serviço público, seja por atendimento remoto a qualquer hora ou atendimento presencial sem grandes filas.

A inserção da tecnologia na administração pública também é benéfica para os servidores, que realizam esses serviços e passam a ter mais agilidade no seu dia a dia, assertividade nos resultados e menos retrabalho.

No ano em que completou 20 anos, a Digix seguiu com sua missão de fortalecer a esfera governamental e contribuiu com importantes resultados que impactaram positivamente o dia a dia de milhares de pessoas. Confira os principais indicadores de 2021 que também podem fazer parte da sua gestão:

Cheff Escolar

Por meio da solução tecnológica que realiza a gestão dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul conquistou ainda mais agilidade em 2021.

Foram criados 702 cardápios de acordo com as normas do PNAE para aproximadamente 212 mil estudantes, que ficaram bem alimentados e com melhores condições de aprendizagem no dia a dia.

Além disso, o software também administra as demais etapas do processo da alimentação escolar da rede pública de ensino, como a contratação de fornecedores via licitação, compra de produtos cultivados pela agricultura familiar, até a prestação de contas.

Papel Zero

Agilidade, transparência e economia também são resultados obtidos com o software Papel Zero, que realiza a tramitação eletrônica de processos dentro da administração pública, viabilizando o envio e recebimento de documentos de forma eletrônica.

Neste ano, 28 mil processos foram tramitados eletronicamente, o que equivale a mais de 2 milhões de páginas disponíveis de forma digital. A solução também garantiu mais de 150 mil assinaturas eletrônicas.

Esses principais resultados de 2021 demonstram como o Papel Zero possibilita a assinatura de documentos de forma rápida e segura em apenas alguns cliques e que pode ser acessado de forma on-line, de qualquer lugar e dispositivo com conexão à internet.

Nexxus

Desburocratização também é uma das características do Nexxus, solução tecnológica que realiza a construção de parcerias estratégicas firmadas por meio de convênios. Na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, o software favorece o desenvolvimento das ações educacionais em tempo hábil, torna os processos mais transparentes e possibilita o acompanhamento on-line do andamento dos processos.

Em 2021, o Nexxus possibilitou 971 solicitações de convênios e 960 instituições beneficiadas com as parcerias estratégicas.

Habix

O software reúne em apenas uma plataforma todas as atividades de gestão de programas habitacionais que possibilitam a realização do sonho da casa própria para a população. Neste ano, a solução utilizada na Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul auxiliou 922 famílias a conquistarem a sua moradia.

Horus

Já o software que realiza a gestão eletrônica de documentos proporciona a transformação digital nos órgãos, já que realiza a digitalização de processos físicos, além de garantir uma busca facilitada dos arquivos e comodidade de acessar as informações em qualquer lugar.

Em 2021, mais de 2 milhões de páginas foram digitalizadas e ficaram disponíveis para serem acessadas em qualquer dispositivo eletrônico.

BI

O serviço de Business Intelligence (Inteligência do Negócio) contribui para que as tomadas de decisões sejam orientadas por evidências, de forma célere em telas de monitoramento com principais indicadores de resultado.

Ao longo deste ano, foram mais de 280 indicadores que auxiliaram nas tomadas de decisão.

Sabe o que esses dados nos dizem? Que é possível aderir e implementar ferramentas tecnológicas mesmo em meio a adversidades e ainda obter resultados satisfatórios para a gestão e, principalmente, para a população que consome esse serviço.

Para obter esses indicadores de sucesso, em resumo, é necessário lembrar que toda boa gestão precisa de três pilares fundamentais: pessoas engajadas, processos definidos e tecnologia funcionando.

No Governo Federal, por exemplo, a transformação começou em 2018, quando a meta era transformar digitalmente 100 serviços. As áreas de negócio que eram responsáveis diretamente pela prestação dos serviços foram se engajando e o ano terminou com 109 serviços transformados digitalmente. Atualmente, 60% dos 3,3 mil serviços oferecidos já são totalmente digitais.

E é com esse exemplo do âmbito nacional que destacamos que o maior aprendizado de 2021 é que para conquistar um governo mais tecnológico é primordial interligar os três pilares, até porque os softwares são mais eficazes nas resoluções de processos quando são utilizados por pessoas.

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