Conheça os benefícios de contratar a Digix para terceirização do TI
A tecnologia da informação (TI) é um setor realmente relevante para as instituições, desde a iniciativa privada até a pública. No entanto, o custo de um departamento com equipe e infraestrutura completa pode se ser bastante alto. Isso faz com que cada vez mais gestores busquem a solução para esse dilema na terceirização de TI.
Essa é uma iniciativa que tem por objetivo otimizar o funcionalismo público, redirecionando os esforços da operacionalização de TI para uma equipe especializada e com uma estrutura preparada para atender a uma alta demanda, sem sobrecarregar as equipes públicas. Dessa maneira, a gestão pode se tornar mais estratégica, ou seja, focada nas suas atividades-fim.
Quer saber mais sobre como essa medida beneficia a gestão pública e por que você deveria contratar a Digix? Então, continue conosco!
Vantagens de terceirizar o TI da gestão pública
Antes de entrarmos em maiores detalhes sobre o quanto a gestão pública pode se tornar mais eficiente com a Digix, vamos entender o que faz a terceirização de TI ser tão atrativa. Confira!
Redução de custos
O setor público trabalha com uma enorme demanda da população que, consequentemente, aumenta o volume de trabalho interno e exige mais do departamento de TI. Quando a gestão pública fica responsável por operacionalizar esse serviço, precisa buscar uma equipe qualificada, montar uma infraestrutura moderna e contratar novos funcionários sempre que a demanda aumenta.
Com o outsourcing na gestão pública, todo esse processo fica a cargo da terceirizada. Isso significa que a administração pública fica livre de todas as etapas, desde contratação, treinamento, remuneração e gestão da equipe de TI, além de não precisar disponibilizar nenhum equipamento para o trabalho. A empresa contratada dispõe de um time qualificado que monitora, avalia e corrige todos os procedimentos necessários.
Aumento de produtividade
Outra vantagem bastante clara da terceirização de TI é o ganho de produtividade que o setor experimenta. A identificação e a ação sobre os processos com potencial de melhoria acontecem de maneira muito mais rápida, às vezes até automatizada. Isso melhora a efetividade das atividades e tarefas diárias para todos os usuários dos serviços de TI.
Isso tudo sem mencionar que o setor público pode ser bastante moroso ao solucionar demandas urgentes, como a admissão de novos funcionários. Em uma equipe terceirizada de TI, essa demanda é preenchida rapidamente, sem causar danos à produtividade da administração pública.
Benefícios de contratar a Digix para esse serviço
Agora que você já sabe como a terceirização de TI pode beneficiar a gestão pública, chegou a hora de conferir algumas razões pelas quais você deveria contratar a Digix para esse serviço. Para isso, contamos com a ajuda da assessora de negócios da Digix, Gabriela Rojas.
Gestão de pessoas
De acordo com Gabriela, a Digix tem seus processos de outsourcing divididos em três grandes grupos: a segurança da informação, o desenvolvimento de software e o helpdesk. Cada um deles é responsável por uma etapa da prestação de serviços, cobrindo as demandas do setor público.
Então, além de toda a infraestrutura necessária e do suporte e manutenção dos softwares, há um processo de atendimento e resolução de problemas de TI voltado para o usuário, ou seja, para as necessidades das pessoas. Para isso, são disponibilizadas equipes especializadas, que resolvem problemas técnicos, ajudam com dificuldades na utilização do sistema e assim por diante.
Além disso, a Digix faz todo o trabalho de sensibilização do time, conscientizando e lembrando que são as pessoas que estão no centro do serviço. Todo esse conjunto contribui para a melhor gestão de pessoas, visto que a área de tecnologia existe para facilitar o trabalho delas.
Controle de qualidade
A Digix ainda mantém um cuidado com áreas específicas que aumentam e controlam a qualidade do setor de TI. Além da tecnologia, existe a priorização das relações humanas e da funcionalidade na gestão pública.
Gabriela exemplifica que isso ocorre quando uma pessoa não entende seu holerite ou tem um problema com o plano de saúde: provavelmente, ela contata o departamento pessoal para esclarecer suas dúvidas, o que pode ocorrer de forma lenta e morosa. Com o departamento de outsourcing de TI, é possível intermediar esse suporte de forma mais ágil e simples.
Além disso, a equipe também está preparada para realizar análises em tempo hábil, seja do acompanhamento das entregas, seja a partir dos relatórios de produtividade ou do desempenho de algum GED (gerenciamento eletrônico de documentos). Isso permite que eventuais correções possam ser realizadas da forma mais ágil possível, para não impactar a entrega final.
Outra vantagem expressiva na qualidade é proveniente do uso de ferramentas como o Business Intelligence (BI). Com ele, relatórios são emitidos em tempo real, decisões se tornam mais contextualizadas e, por consequência, precisas. Gabriela salienta que, com o uso do BI, é possível reagir mais rapidamente aos erros, gastando menos.
Assim, a readequação também ocorre de forma muito mais ágil. Esse conjunto de possibilidades faz com que a Digix se mantenha sempre muito perto dos seus clientes, proporcionando boas entregas, aumentando a agilidade e a satisfação dos colaboradores — e sendo reconhecida por isso.
Confiança
A terceirização de TI pode trazer certa insegurança sobre a qualidade da entrega dos serviços, já que a sua gestão não estará sob responsabilidade da administração pública. Mas, na realidade, isso é o que permite uma maior flexibilidade ao executar as atividades.
Além de contar com equipes altamente qualificadas e um trabalho mais rápido, independentemente do que estiver acontecendo dentro do time de trabalho, o gestor público não precisará se preocupar. Férias, licença-maternidade e tantas outras situações ficam a cargo da empresa contratada.
É essa garantia de entregas que a Digix oferece. Se você contratou uma infraestrutura de rede, por exemplo, ela será entregue, independentemente de como a empresa se organizará para isso. Não é só isso: em vez de entregar um serviço e apenas receber por ele, Gabriela assegura que ainda é feito todo o acompanhamento com as equipes terceirizadas.
A Digix conhece de perto a morosidade e a burocracia no setor público, por isso, sabe que agilizar a gestão pública é primordial. Assim, é desenvolvido um trabalho de pequenas entregas, com uma periodicidade adequada.
Os diferenciais da Digix
Apesar de todo outsourcing proporcionar vantagens e benefícios para o setor público, a Digix consegue atribuir alguns diferenciais importantes ao processo. Para Gabriela, a gestão de equipes é um deles.
O modo como a empresa prioriza sua proximidade com as pessoas aprimora seu relacionamento tanto com o público externo (clientes) como com o interno (equipe). Além disso, segundo a assessora de negócios,a Digix não trabalha com os convencionais produtos de prateleira, mas com a demanda dos clientes.
Por isso, em vez de receber uma solução rígida e engessada, a gestão pública poderá usufruir de sistemas desenvolvidos de acordo com a infraestrutura que necessita. Isso tudo só é possível porque existe a percepção de que, mesmo que um software seja desenvolvido para a área de educação, por exemplo, ele pode não ser funcional o suficiente para todas as secretarias de educação.
Assim, é mantida uma abertura para a customização, ou seja, para abordar as necessidades especiais de cada órgão. Por fim, mas não menos importante, a Digix está constantemente se aperfeiçoando. A melhoria contínua é uma característica inerente aos serviços prestados, o que significa a otimização do uso de tecnologias, formas de gestão e desenvolvimento.
Se depois de tudo isso você ainda tem dúvidas se a Digix é a parceira ideal para a terceirização de TI na sua gestão, que tal trocar uma ideia conosco e descobrir como podemos ajudar? Entre em contato!