Blog

Procon Digital aproxima o cidadão aos seus direitos

Escrito por:Digix 30/01/2023 3 min
tecnologia facilita o acesso da informação e contribui para a eficiência da máquina pública

Com sistemas mais intuitivos e modernos, Procons de todo Brasil estão implementando ferramentas que permitem que a defesa do consumidor seja de forma digital. Com foco em oferecer uma gestão pública moderna e inteligente, as resoluções acontecem de forma ágil e eficiente.

Os procedimentos podem ser feitos dentro do órgão pela plataforma digital, desde reclamação inicial até a resposta da empresa reclamada com a anexação de documentos. Com isso, os processos de reclamação individuais ou coletivos, audiências de conciliação, solicitações, entre outros serviços dispensam a necessidade de atendimentos presenciais.

De acordo com as normas da Secretaria Nacional do Consumidor, transparência e controle social são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores. Sendo assim, ao implantar essa tecnologia, é possível oferecer mais comodidade aos cidadãos, inclusive aqueles que residem em locais que não tenham Procon.

Além de também ser benéfico para os fornecedores que atuam em locais sem meios de encaminhar o preposto para o órgão. Por meio digital, os serviços são ampliados e abrangem quem necessita do atendimento.

Case de sucesso

Considerado case de sucesso, o Procon de Mato Grosso do Sul implantou um modelo de Gestão Integrada, o e-Procon, em conjunto com uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, a Digix. O objetivo do sistema é desburocratizar processos, facilitar ações dos servidores e proporcionar mais agilidade e segurança no atendimento aos consumidores por meio da tecnologia.

A assessora de negócios da Digix, Gizeuda Marioto, explica que “o e-Procon traz para os servidores mais produtividade, eficiência e modernização do ambiente de trabalho.” Ela também destaca que a plataforma proporcionar ao consumidor um atendimento mais rápido e acessível.”

A implantação de software de tramitação de processos eletrônicos de Mato Grosso do Sul aponta que os resultados com os arquivos geridos no órgão apresentam uma economia de mais de 85 mil folhas de papéis em 3 meses, além da redução no tempo médio de atendimento de 30 para 12 minutos e diminuição no tempo de espera do consumidor de 50 para 22 minutos.

Com seis meses de funcionamento do e-Procon, mais de cinco mil processos foram criados e, de janeiro a novembro de 2022, foram 553 mil páginas e 14 mil processos digitalizados, que somam aproximadamente 21 mil atendimentos.

A plataforma ainda disponibiliza painéis de Business Intelligence (B.I), onde todos os dados imputados no sistema podem ser analisados através de gráficos inteligentes e em tempo real, facilitando a tomada de decisão e ações em defesa coletiva ou individual, além de cruzar com informações de outros sistemas associados, como por exemplo, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).

Essa transformação digital vai tornar os serviços públicos cada vez mais centrados no cidadão, proporcionando mais comodidade, autonomia, transparência, segurança e velocidade nos resultados.

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp