Blog

Dicas de liderança no setor público

Escrito por:Digix 16/08/2021 3 min

Segundo a Wikipedia, liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim te atingir objetivos. Na gestão pública, a liderança se aplica no desenvolvimento de gestores para ser feito um trabalho ainda melhor com a sua equipe, gerando resultados mais assertivos para o governo e a sociedade. 

Ao contrário do senso comum sobre o assunto, a liderança não é uma habilidade que nasce com o indivíduo, mas sim um ato que pode – e deve – ser praticado e desenvolvido diariamente. Todos conseguimos inspirar pessoas e transformar projetos em atos satisfatórios.

Pensando nisso, nesse artigo de hoje separamos algumas dicas de liderança para o Setor Público:

Empatia te leva mais longe

É importante ouvir as pessoas, suas dúvidas, críticas, elogios e afins. A empatia faz parte de uma boa liderança, e vai te auxiliar a entender onde demandar mais esforço na gestão de pessoas.

Converse com os colaboradores, uma gestão eficiente é humanizada e feita de pessoas engajadas.

Aprenda a delegar

Aquela sensação de que conseguimos fazer tudo sozinhos pode nos prejudicar, e muito, em um cargo de liderança. É importante ter confiança na equipe e aprender a delegar.

Além de saber os pontos fortes e fracos da sua equipe, você consegue aproveitar ao máximo da competência de cada um e desenvolver o setor em conjunto.

Aposte em feedbacks

O feedback é um ponto essencial para uma boa liderança. Esteja aberto para dar e para recebe-los também. Isso aumentará a confiança da equipe, além de auxiliar a corrigir mais rapidamente pontos necessários.

É importante, porém, saber se expressar corretamente nesse momento. Usando uma citação de Dale Carnegie, autor de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”:

“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.”

 Então invista em feedbacks verdadeiros, porém empáticos e com uma linguagem mais simples e de fácil entendimento.

Lembre-se dos impactos positivos do seu trabalho

Uma boa gestão pública, com líderes eficientes, impactam positivamente a vida de milhares de pessoas. Lembre-se sempre de quem você ajuda e como o seu trabalho, e da sua equipe, é fundamental para auxiliar na vida das pessoas e criar uma sociedade ainda melhor para todos.

Tenha sempre dados

No setor público é importante sempre ter um planejamento baseado em fatos e dados. Com isso, você tem decisões mais assertivas, podendo medir com mais qualidade o sucesso da sua equipe e otimizar ainda mais a sua gestão.

Se você gosta de estar sempre atualizado sobre os melhores conteúdos para gestores públicos, tecnologia e governo, nos acompanhe nas nossas redes sociais e os nossos conteúdos semanais no blog. Acreditamos que juntos iremos criar uma gestão pública mais inovadora, tecnológica e eficiente.

Instagram: @solucoesdigix 

Youtube: /solucoesdigix

Facebook: /solucoesdigix

Navegue por tópicos

    Inscreva-se na nossa newsletter

    WhatsApp