A tecnologia da informação se tornou imprescindível para que o setor público e a iniciativa privada ofereçam serviços de alta qualidade. Essa tendência faz com que muitas organizações priorizem a terceirização de serviços de TI.

Com a escassez de recursos financeiros, é necessário ter muito cuidado para realizar investimentos e pensar em alternativas para reduzir os custos. Ao contar com uma empresa especializada em tecnologia da informação, é possível cortar gastos com infraestrutura de redes, equipamentos e mão de obra, por exemplo.

Neste post vamos apontar os benefícios de terceirizar o setor de TI, os motivos de adotar essa medida no setor público e as principais tendências de tecnologia da informação na administração pública. Confira!

Entenda por que optar pela terceirização dos serviços de TI no setor público

Em virtude do caráter burocrático, a administração pública enfrenta dificuldades para contratar softwares de forma rápida e simples. Ao terceirizar os serviços de TI, o uso das melhores ferramentas do mercado de tecnologia da informação passa a ser uma tarefa da empresa terceirizada, que tem mais facilidades de contratar os recursos adequados para a execução dos serviços.  

Outro aspecto que favorece a terceirização de TI no setor público é a dificuldade de desenvolver sistemas com rapidez. Imagine que os cidadãos queiram um aplicativo para fazer sugestões ou reclamações, por exemplo. Porém, o órgão público não tem na equipe de TI uma pessoa habilitada para criar o aplicativo. Nesse caso, é válido ter uma empresa terceirizada para desenvolver esse sistema em curto prazo e com as funcionalidades necessárias para ser devidamente utilizado pelos cidadãos. Para você entender melhor essa atividade, acompanhe quais são os principais benefícios.

Atendimento mais qualificado e rápido

Uma equipe interna de TI nem sempre tem condições de atender à demanda. E os motivos podem ser, por exemplo, quantidade de colaboradores e falta de atualização sobre os recursos de tecnologia da informação disponíveis no mercado.

A terceirização dos serviços contribui para acabar com esse problema. Quando as atividades de TI são executadas por uma empresa especializada, o atendimento é mais rápido — por haver uma mão de obra qualificada e devidamente dimensionada para suprir as necessidades do órgão público.   

Possibilidades de automatizar os processos

A tecnologia da informação tem como um dos principais objetivos fazer com que os serviços da administração pública sejam mais velozes, tanto para o público interno, quanto para o externo. Por isso, é fundamental que haja um elevado índice de automatização dos processos.

Uma forma de alcançar essa meta é terceirizar o setor de TI, pois a repartição pública contará com profissionais treinados para adotar as melhores práticas para automatizar algumas tarefas, como:

  • envio de informações para o cidadão sobre andamento de processos;
  • pedidos de folga de servidores;
  • promoção de funcionários no plano de carreira. 

Segurança da informação

Hoje, o vazamento de informações e a paralisação dos serviços são fatores que abalam bastante a imagem de um órgão público, pois afetam a credibilidade e revelam falta de planejamento na gestão dos dados dos cidadãos.

Uma empresa especializada no segmento de TI apresenta as práticas mais adequadas para proporcionar segurança às informações da administração pública. Além disso, é capaz de combater, com mais velocidade, as vulnerabilidades identificadas nas redes e nos sistemas utilizados.

Principais tendências de TI nos órgãos públicos

Embora a computação em nuvem (recurso que permite acessar arquivos e sistemas pela internet) esteja engatinhando na administração pública, é visível o aumento do interesse por essa tecnologia.

De acordo com pesquisa HDI AGOV, aproximadamente 30% das instituições governamentais já estão adotando a computação em nuvem no Brasil. Além disso, 35% dos órgãos públicos estão avaliando a possibilidade de investir nesse recurso.

Outra tendência do setor de TI na área pública é o desenvolvimento de aplicativos para melhorar a oferta de serviços aos cidadãos. União, Estados e municípios estão criando Apps que permitem aos usuários resolver diversas demandas na palma da mão.

À medida que os governos disponibilizam serviços online para a população, menos doloso se torna a convivência com a burocracia, o que aumenta o índice de satisfação em relação aos serviços oferecidos.

Veja 4 razões para aderir à terceirização de TI 

Acompanhe abaixo 4 razões que justificam a terceirização de serviços de TI para o setor público.

1. Alta Disponibilidade

Estar com um elevado índice de disponibilidade dos serviços online é uma obrigação para a administração pública. Imagine que o cidadão queira consultar a solicitação de um medicamento no posto de saúde, mas não pode devido a problemas no sistema.

Com uma equipe de TI especializada, é mais simples não apenas prevenir essa situação, mas também resolver essa demanda que pode ser provocada por fragilidades na rede ou por algum bug no software.

2. Gestão mais eficiente dos recursos de TI

Qualquer organização deseja ter mais facilidade para administrar a mão de obra e equipamentos de tecnologia da informação, não é mesmo? Uma empresa especializada é capaz de verificar o número de colaboradores e a infraestrutura ideais para que o desenvolvimento de sistemas e a disponibilidade dos serviços online atendam a padrões de alta qualidade.

3. Mais foco em ações estratégicas

As organizações públicas e privadas devem priorizar as atividades mais importantes para o público-alvo. Por isso, a terceirização dos serviços de TI é uma alternativa que ajuda a concentrar os esforços nas ações inovadoras com mais visibilidade para a população.

Ao optar pelo gerenciamento terceirizado das ações de tecnologia da informação, as instituições terão mais recursos financeiros, humanos e materiais destinados ao que é crucial para a prestação dos seus serviços.

4. Satisfação do público interno

Proporcionar boas condições de trabalho para os colaboradores é imprescindível para uma empresa ou órgão público alcançar as metas e serem bem-avaliados pelos cidadãos. Ao terceirizar os serviços de TI, atingir esses objetivos fica bem mais viável.

Isso porque os funcionários terão sistemas e infraestrutura de redes mais adequados para executarem suas atividades profissionais. Além disso, terão um atendimento diferenciado para resolverem eventuais problemas relacionados à tecnologia da informação.

É fácil perceber que a terceirização de serviços de TI é um ótimo caminho para a administração pública ser mais eficiente e ágil. Afinal, cada vez mais, a sociedade exige que a resolução das demandas seja feita com rapidez e precisão.

Caso esteja precisando de parceiros para usar a tecnologia a favor da sua organização, entre em contato com a equipe da Digix. Estamos à disposição para prestar a você um atendimento de alto nível!