Passamos por um momento no qual inovar é cada vez mais importante para garantir a qualidade dos serviços públicos. Os avanços tecnológicos trazidos pela transformação digital representam uma verdadeira revolução na forma como vivemos em sociedade. Por isso, repensar as estratégias de atuação da gestão pública deve ser parte da rotina de seus servidores.

Entretanto, pode ser um desafio abrir mão de certas formas de trabalhar já estabelecidas, consideradas de sucesso. Pensando nisso, a Digix desenvolve ferramentas e estratégias não só para otimizar os processos de gestão pública, dando mais vitalidade e inovação ao setor. Criamos este post para mostrar como isso pode ser feito. Confira!

Qual é o primeiro passo para inovar na gestão pública?

Inovar no setor público é algo que exige bastante planejamento antes da execução. Não é viável, tampouco eficiente, implementar mudanças sem que haja um estudo detalhado de quais impactos elas trarão. Da mesma forma, é preciso definir objetivos claros e elaborar métricas para avaliar se, após a implementação, eles estão sendo alcançados.

Esse é o grande desafio atual da gestão pública. Encontrar formas de trazer a inovação para dentro de seus processos com garantia de sucesso não é tarefa simples. Em geral, o primeiro passo tem como foco a automatização de processos, a desburocratização e a resolução de problemas específicos.

O serviço público passa por uma fase de renovação de sua imagem e, consequentemente, de sua forma de atuar. É possível desempenhar um trabalho realmente impactante para a vida das pessoas. Para tanto, a tecnologia se apresenta como uma ferramenta extremamente poderosa, que deve ser usada.

Isso exige o estabelecimento de um pensamento coletivo, uma verdadeira cultura de inovação no setor público. A otimização do mais simples processo, por meio da implementação de uma ferramenta ou da eliminação da burocracia, oferece mais tempo livre para que os servidores foquem seus esforços em novas demandas da população.

É por isso que a Digix não se posiciona no mercado como uma fornecedora de simples produtos “de prateleira”. A gestão pública é constituída de diferentes setores, cada um com seu modo específico de trabalhar. Por isso, é essencial atuar com um serviço customizado em cada situação.

O que a Digix pode fazer pela gestão pública?

As demandas do setor público exigem a adequação das soluções a serem implementadas. A Digix oferece o know-how necessário para, em parceria com seus clientes, analisar o cenário dos processos de gestão e diagnosticar os pontos a serem trabalhados. Não basta levantar pontos de melhoria — é preciso estabelecer prioridades e uma estratégia para inovar.

Toda solução oferecida pela Digix, mesmo que tenha um escopo inicial pronto, é desenvolvida junto ao cliente, de forma que ele esteja envolvido em todas as etapas do processo. Trata-se de um trabalho “a quatro mãos”: enquanto os especialistas da Digix oferecem o conhecimento necessário para elaborar a solução, o cliente aponta quais pontos podem ou não funcionar, de acordo com suas necessidades.

O grande problema de implementar ferramentas prontas é o período de adaptação dos servidores e de adequação do próprio sistema, que apresentará falhas não previstas. O objetivo da Digix é implementar uma solução entregando-a aos poucos e continuamente. O acompanhamento garante os ajustes em tempo real, evitando o acúmulo de falhas presente em produtos padronizados.

Além de aumentar a eficiência do processo, essa estratégia reduz o custo e o tempo para a implementação. Na verdade, definido o escopo e implementada a mudança, o objetivo da Digix passa a ser o engajamento dos funcionários. Afinal, são eles que utilizam os softwares e dão andamento aos processos no dia a dia.

Mudança de mindset

Ao dar total suporte na implementação de mudanças estratégicas, a Digix proporciona o surgimento de uma nova maneira de pensar o serviço público. A burocracia, por exemplo, tende a diminuir e, com o devido apoio para a conscientização dos servidores, é possível construir uma cultura de inovação constante entre todos.

Uma vez compreendido que é possível abrir mão de certas ferramentas para adotar outras mais eficientes, desenvolvidas especificamente para aquele ambiente, o profissional leva esse pensamento para outros contextos. O servidor público do futuro tem como parte de sua rotina a identificação de processos passíveis de melhorias.

E, no fundo, é isso que a população espera. A construção de um serviço público mais eficiente passa pelo engajamento dos servidores na inovação dos processos.

Por que contratar a Digix?

Ao focar exclusivamente no setor público, A Digix adquiriu um conhecimento profundo sobre seu funcionamento e suas particularidades. Isso possibilitou a visualização de um panorama de seus desafios mais comuns, assim como dos principais benefícios gerados pela implementação de suas soluções.

O primeiro ponto a ser destacado é a redução de custos em determinados processos, principalmente os mais burocráticos. Nenhuma implementação tecnológica pode ser feita, tanto no setor público quanto no privado, sem que seu impacto financeiro seja previamente calculado.

Com a implementação de uma tecnologia que custa menos, a gestão pública pode investir em outros pontos. Assim como a agilidade que a Digix proporciona tende a dar mais poder de ação para os servidores em outras frentes.

O Cheff Escolar é um bom exemplo. Com o desenvolvimento e a implementação da solução, a administração da alimentação escolar ganhou em eficiência e agilidade. A qualidade da merenda aumentou, enquanto o custo total de gestão diminuiu — assim como o tempo gasto em seus processos.

Outro benefício direto desse tipo de ação é a transparência no uso dos recursos públicos. A tecnologia proporciona a desburocratização de certos processos ao transferi-los para o mundo digital, além de facilitar o acesso da população às informações ligadas à prestação de contas.

O trabalho da Digix envolve sensibilizar servidores e demais cidadãos sobre o funcionamento do serviço público. Não basta facilitar o trabalho, é preciso construir uma nova cultura de participação coletiva. Isso envolve tanto quem está dentro quanto quem está fora da máquina pública.

A implementação de soluções pode ser feita de forma a levar o serviço público a um novo patamar. Se quer trazer inovação ao seu setor, entre em contato com a Digix e conte com todo nosso suporte nessa nova fase!